A Estação de Paranapiacaba, localizada na Vila de Paranapiacaba, em Santo André(SP). Entre a 2ª metade do séc. XIX e a 1ª metade do séc. XX, a Vila de Paranapiacaba foi a base de operações da São Paulo Railway, cujos trens transportavam os recém-chegados imigrantes, além de quase toda a produção cafeeira do estado de São Paulo.
Malhas regionais | Data do Leilão | Concessionárias | Início da Operação | Extensão (km) |
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Oeste | 05/03/1996 | Ferrovia Novoeste S.A. | 01/07/1996 | 1.621 |
Centro-Leste | 14/06/1996 | Ferrovia Centro-Atlântica S.A. | 01/09/1996 | 7.080 |
Sudeste | 20/09/1996 | MRS Logística S.A. | 01/12/1996 | 1.674 |
Tereza Cristina | 22/11/1996 | Ferrovia Tereza Cristina S.A. | 01/02/1997 | 164 |
Nordeste | 18/07/1997 | Companhia Ferroviária do Nordeste | 01/01/1998 | 4.534 |
Sul | 13/12/1996 | Ferrovia Sul-Atlântico S.A. | 01/03/1997 | 6.586 |
Paulista | 10/11/1998 | Ferrovias Bandeirantes S.A. | 01/01/1999 | 4.236 |
A Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro, operada pela Super Via .
Em 10 de março de 1992 a RFFSA entrou no Programa Nacional de Desestatização - PND, dando início ao plano de desestatização do Governo Collor. Mas, somente no 1º trimestre de 1995, já no governo FHC, o Congresso aprovou a lei de concessão de serviços públicos.
A abertura da economia, a inserção do Brasil no mercado internacional, a necessidade de alternativas racionais ao transporte de cargas e passageiros, rodoviário e aéreo, e a enorme potencialidade do setor de transportes concorreram para a privatização da Rede Ferroviária Federal S/A - RFFSA em 1996 e da FEPASA, em 1997.
O processo de desestatização das ferrovias brasileiras só foi concluído efetivamente em 1999, quando o Ministério dos Transportes apresentou o Relatório Anual de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias. Com a extinção da RFFSA, todas as linhas de passageiros foram extintas, ficando apenas o Trem de Prata, que ligava o Rio a São Paulo, e seria posteriormente finalizado em 1998.
As operadoras que assumiram foram: Em 1997, o Governo Federal outorgou à Companhia Vale do Rio Doce a concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas e da Estrada de Ferro Carajás, e que permanecem até hoje em suas mãos. Em 1999, começa o processo de liquidação e extinção da RFFSA completada em 2007, 50 anos após a sua criação.
Retirado de :https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferrovi%C3%A1rio_no_Brasil
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