Ferrovia Norte Sul

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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SOBRE A PRIVATIZAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS






      A Estação de Paranapiacaba, localizada na Vila de Paranapiacaba, em Santo André(SP). Entre a 2ª metade do séc. XIX e a 1ª metade do séc. XX, a Vila de Paranapiacaba foi a base de operações da São Paulo Railway, cujos trens transportavam os recém-chegados imigrantes, além de quase toda a produção cafeeira do estado de São Paulo.


Malhas regionaisData do LeilãoConcessionáriasInício da OperaçãoExtensão (km)
Oeste05/03/1996Ferrovia Novoeste S.A.01/07/19961.621
Centro-Leste14/06/1996Ferrovia Centro-Atlântica S.A.01/09/19967.080
Sudeste20/09/1996MRS Logística S.A.01/12/19961.674
Tereza Cristina22/11/1996Ferrovia Tereza Cristina S.A.01/02/1997164
Nordeste18/07/1997Companhia Ferroviária do Nordeste01/01/19984.534
Sul13/12/1996Ferrovia Sul-Atlântico S.A.01/03/19976.586
Paulista10/11/1998Ferrovias Bandeirantes S.A.01/01/19994.236

Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro, operada pela Super Via .

    Em 10 de março de 1992 a RFFSA entrou no Programa Nacional de Desestatização - PND, dando início ao plano de desestatização do Governo Collor. Mas, somente no 1º trimestre de 1995, já no governo FHC, o Congresso aprovou a lei de concessão de serviços públicos.
       A abertura da economia, a inserção do Brasil no mercado internacional, a necessidade de alternativas racionais ao transporte de cargas e passageiros, rodoviário e aéreo, e a enorme potencialidade do setor de transportes concorreram para a privatização da Rede Ferroviária Federal S/A - RFFSA em 1996 e da FEPASA, em 1997.
     O processo de desestatização das ferrovias brasileiras só foi concluído efetivamente em 1999, quando o Ministério dos Transportes apresentou o Relatório Anual de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias. Com a extinção da RFFSA, todas as linhas de passageiros foram extintas, ficando apenas o Trem de Prata, que ligava o Rio a São Paulo, e seria posteriormente finalizado em 1998.
As operadoras que assumiram foram: Em 1997, o Governo Federal outorgou à Companhia Vale do Rio Doce a concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas e da Estrada de Ferro Carajás, e que permanecem até hoje em suas mãos. Em 1999, começa o processo de liquidação e extinção da RFFSA completada em 2007, 50 anos após a sua criação.

Retirado de :https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferrovi%C3%A1rio_no_Brasil

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